Powered By Blogger

4 de novembro de 2011

As sandálias de Faraó

Curiosamente as sandálias não eram usadas propriamente para o ir e vir, mas apenas nos momentos convenientes.
Estátuas e estatuetas da tumba de Tutankhamon mostram-no usando sandálias douradas, como esta ao lado. São feitas de madeira revestida com camadas de marchetaria e folhas de ouro sobre uma base de estuque. O solado externo é coberto com estuque branco. As correias são ornamentadas com desenhos que se repetem e folheadas a ouro. No solado interno vemos figuras de cativos negros e asiáticos amarrados com talos de lótus e papiro. Acima e abaixo dos prisioneiros existem grupos de quatro arcos que, junto com os cativos, representam os nove inimigos tradicionais do Egito, os quais o rei simbolicamente esmagava ao usar o calçado.
Desde o início do período dinástico que os faraós se apresentam com alguns dos símbolos de realeza que mais tarde se tornariam indefectíveis. Eram objetos a distinguir o rei de todos os demais seres e a sinalizar sua autoridade, tanto secular quanto religiosa.
indefectível
1. que não falha; infalível; incontestável
2. que não pode ser destruído; que dura sempre; perdurável
Sandálias
A Sandália de Faraó
Exemplo: os escravos não usavam, só quem usava eram os senhores. Por isso os israelitas (escravos) viviam descalços, sapateando na lama. A sandália que Moisés estava usando só os faraós usavam, era algo caríssimo, muito valioso naquela época.
Com aquela sandália nos pés, aonde ele fosse, ele seria respeitado e reconhecido como faraó. Com aquela sandália, Moisés podia futuramente reivindicar os seus direitos como filho de Faraó no Egito. Por isso Deus, no Monte Sinai, pediu que ele tirasse aquelas sandálias, pois ela era muito valiosa.
Veja que Moisés abriu mão de tudo no Egito, de toda a riqueza, mas só não abriu mão das sandálias. Por quê? Porque ele poderia voltar com ela e reivindicar tudo que ele tinha deixado. Exôdo 2:16.
Quando Moisés defendeu as filhas de Jetro, posteriormente o seu sogro, quando as filhas voltaram para casa, ele perguntou para elas porque tinham chegado cedo. Elas responderam que tinham sido atacadas e um egípcio as defendeu. Como elas reconheceram que Moisés era um egípcio, se ele atravessou o deserto, estava sujo, empoeirado, disfarçado e empoeirado. Elas o reconheceram por causa da sandália.
A pessoa que usava essas sandálias era considerada deuses, pois isso a caracterizava como um faraó que era considerado um deus no Egito.

Nenhum comentário: