ESPERO QUE ATRAVES DESSE BLOG TODOS TENHAM UMA VISAO A MAIS DA OBRA DE DEUS E DAS COISAS DE DEUS.
17 de dezembro de 2012
OBREIROS DE UM OLHO SO....
Saul e o Espírito Santo:"Os Homens de Jabes,Obreiros de um olho só"
A bíblia se explica por si mesma,este é um princípio da exegese,que é a ciência da interpretação dos textos sagrados.Já dizem os teólogos que texto sem contexto é pretexto para heresias.
Hoje me chamou a atenção o texto que está em I Samuel capítulo 11,onde nos é informado que Naás,o Amonita subiu contra os homens de Jabes.
O episódio acontece,logo após a consagração do rei Saul,que fora ungido por Samuel,mas não havia ainda tomado posse de sua autoridade como rei.E é sempre assim,quando os filhos de Deus,os ungidos do Senhor,não assumem a sua posição,a sua autoridade espiritual,o inimigo então quer impor seu domínio sobre nós.
A festa havia terminado,a emoção da consagração do primeiro rei havia passado,e todos haviam voltado para seus lares.
A cerimônia de consagração de Saul termina com uma pergunta:”Como pode este homem nos livrar?Desprezaram-no,e não lhe trouxeram presentes.”(I Sm.10.27)
Não sei o motivo do desprezo destas pessoas a Saul,aparentemente ele tinha todas as qualidades de um rei:Era bem aparentado e alto.A bíblia apenas diz que essa crítica saiu da boca de homens que eram filhos de Belial,ou seja,não podemos esperar água doce de uma fonte amarga.Haverá sempre aqueles que não concordarão com as escolhas de Deus,quanto mais com as nossas escolhas!
A bíblia apenas diz que Saul se fez de surdo(I Sm.10:27),há momentos que a surdez compensa,o cego de Jericó que o diga,se fez de surdo para poder enxergar longe!
Quantas bênçãos perdemos,por vezes darmos ouvidos à quem não deveríamos!O amigo leitor deve lembrar-se de algum episódio,ocorrido em sua própria vida.
Há uma curiosidade que gostaria de compartilhar com você :O nome Naás,no original significa “serpente”.Os homens de Jabes queriam fazer uma aliança com Naás.Será que uma aliança com uma serpente seria a melhor saída?Da última vez que o homem ouviu a serpente foi no Éden,e se deu mal.
Naás,a serpente agia com estratégia assim como o diabo.Naás propôs vazar um dos olhos de todo o homem em Jabes.Eles eram homens de guerra.Uma das armas mais importantes na guerra era o escudo,e por incrível que possa parecer,o uso do escudo requereria desses homens o uso dois olhos!
Se um dos dois olhos fossem vazados,dependendo da posição do soldado na batalha,teria ele que erguer um pouco mais a cabeça,para observar o inimigo.Esse pequeno detalhe poderia deixá-lo vulnerável.
Espiritualmente,isso significa a brecha que o inimigo de nossas almas procura.Com a mente descoberta do escudo da fé,o obreiro de Deus torna-se alvo fácil para as investidas de Satanás.
No caso de Sansão,os seus dois olhos foram vazados,simbologia da perda da visão espiritual,no caso dos homens de Jabes a serpente queria vazar apenas um dos olhos,tornando assim aqueles homens,vulneráveis nas batalhas.
Jamais poderiam guerrear com um olho só!
Normalmente ninguém cai da noite para o dia,tudo começa com uma seta que tenta nos cegar.Um pequeno cisco,que embaça a visão,mas que se não for removido poderá fazer-nos obreiros de um olho só.
Pense nisso!
Continue Lendo